Skip to content

História

Em 08 de dezembro de 1933 era fundada a associação que legitimava a profissão de Representante Comercial no estado na Bahia e que anos mais tarde serviria de base para a criação do sindicato da categoria. Foi a associação – uma das mais antigas do país, trazia na linha de frente nomes como Alfredo Fischer, Agnelo Brito e Sydrach de Araújo, entre outros – que deu os primeiros passos no processo de regulamentação da atividade de Representante Comercial em todo o território brasileiro. Nesse ínterim, exatamente no dia 20 de janeiro de 1943 a associação se requalificou, criou um novo estatuto e se transformou no Sindicato dos Representantes Comerciais no Estado da Bahia (SIRCEB), tendo como primeiro presidente o Sr. Alfredo Fischer.

A partir desse momento, as reivindicações da categoria se concentravam num órgão representativo, com autonomia e reconhecido por todos os demais estados da federação. Essa mudança institucional foi determinante para os planos de reconhecimento da atividade de Representante Comercial (que viria a acontecer em 1965), uma vez que as principais decisões acerca do tema, na esfera federal, contaram com a participação direta da bancada diretora do SIRCEB.

Atualmente, o SIRCEB se mantém como um dos sindicatos mais ativos do país, sendo presidido por Sérgio Castro de França, que tomou pose para o quadriênio 2014-2018. Vale salientar que o Sindicato dos Representantes Comerciais no Estado da Bahia está entre as entidades sindicais filiadas à Federação do Comércio do Estado da Bahia (FECOMÉRCIO-BA), participando diretamente das decisões que envolvem os rumos da economia local.

Presidentes